quinta-feira, janeiro 06, 2005

Doze homens por doze reais

Acabei de ver Doze homens e outro segredo... Engraçado que eu nunca tinha visto Onze homens. Calma, eu vi antes de ver o Doze, mas há apenas 1 semana atrás. Passou no meu voo de Las Vegas pra NY, ou de NY pra ca, mas eu fiquei com sono e dormi... Bom, eu vi o 11 pq me chamaram pra ver o doze (eu to ficando redundante ne?) e nao deu tempo de terminar de ver o 11 pra ver o 12 no mesmo dia, entao eu fui ver o 12 hoje. Parei, juro!!!

Bom, basicamente o Andy Garcia (eu sou pessimo com nomes de personagens) descobre quem roubou ele, e volta pra cobrar cada um deles. Ele quer a grana de volta mesmo tendo sido pago pela seguradora. O que acontece é que nenhum ladrão guarda o dinheiro esperando o antigo dono voltar pra pegar de volta, oras. Então eles precisam armar outro roubo pra conseguir essa grana pra paga-lo. Me admira muito essa preocupacao deles em pagar de volta. Até agora nao entendi pq que eles se sujeitaram. Eu mandava matar. Hahaha.

Mas o filme é bem interessante. Enquanto o 11 homens tem uma linguagem bem hollywoodiana tipica, o 12 mais parece um filme espanhol, ou qualquer coisa cult por ai. Uns movimentos de camera estranhos, tremidos, uma coloracao esquisita. No comeco eu tava ate achando que a sala do cinema era ruim.

Uma cena que me chamou a atencao foi uma passagem de tempo, um plano cobertura ou sei la o que, de um aviao decolando. Ao inves do diretor filmar como todo mundo faz, de pé, ele filmou de lado. Foi uma quebra absurda. O cara ousou mesmo. Aposto que se nao fosse os atores de hollywood, e nao fosse a continuacao de um filme como Onze Homens, ele nao teria tido sucesso com essa linguagem. Mas eh bem interessante.

O filme é bom e muito mais engracado que o primeiro. Valeu os 12 reais...