sábado, janeiro 08, 2005

Skype, a nova forma de telefonar

Esqueça o 21, o 23, ou qualquer outra operadora de longa distancia que voce possa usar. Chegou o Skype. Ja tem algum tempo mas só agora comecei a ver sua brilhante atuacao, e de fato comecei a usar frequentemente. O Skype é um software que utiliza a tecnologia VoIP (Voz sobre protoloco de Internet) pra fazer ligacoes entre computadores ou para telefones fixos em qualquer lugar do mundo. Se voce quer ligar pra alguem de outro estado ou pais que tenha um computador com Skype instalado, é só os dois sentarem na frente do micro, ligarem seus microfones, de preferencia com fone de ouvido, pra ninguem ficar xeretando o que voces estao falando, e dar um clique no nome do seu amigo. Pronto, voces vao estar conversando como no telefone.

Ah, mas o MSN ja faz isso!!! Faz, claro, varios programas ja fazem isso. Mas nenhum com a qualidade do Skype. Alias, tem um que faz, o iChat, mas como é nativo MAC, nao funciona em PCs com Windows e por isso nao ganhou mercado.

Mas vamos supor que voce esta de viagem marcada para o exterior como eu. Nao esqueca de levar seu notebook ou ate mesmo seu pocket pc (como eu acabei comprando um) pra fazer ligacoes via skype de la. Eu acabei de comprar 10 euros em ligacao. Isso me da em media 10 horas de conversa. E ja testei. Realmente eh uma coisa fantastica. Eu disquei aqui pra casa, atendi, e minha voz ia do tel pro computador, e vice-versa, na mesma hora, sem atraso algum. Ai resolvi fazer algumas ligacoes referente a viagem. Tinha uma duvida em relacao ao hotel que ficarei em Paris, e resolvi ligar. Gastei 0.05 euros pra falar 3 minutos no hotel. Em tempo real. Acho que a atendente nem percebeu que eu tava usando Skype, ou que eu nao tava usando uma linha telefonica convencional.

Realmente o futuro está aí. Experimentem o Skype. Ate minha mae usa! :)